top of page

ALERTA!

AMEAÇA DE DESPEJO DA OCUPAÇÃO RAIMUNDO VITÓRIO EM ARACAJU - SE

As 70 famílias da ocupação Raimundo Vitório, no bairro Santa Maria em Aracaju, têm 45 dias até que seja realizada a próxima audiência sobre o despejo, no Tribunal de Justiça de Sergipe. A suposta proprietária do terreno, que estava abandonado e sem cumprir qualquer função social há décadas, quer que ocupação seja removida a força imediatamente. A Prefeitura lava as mãos da situação e diz que só vai analisar o cadastro das famílias, para ver formas de atendimento social para algumas delas que forem "mais vulneráveis". O governo do Estado também tem parte nessa situação, porque pode ajudar a construir uma solução para a demanda de moradia das famílias. A PM diz que está só aguardando a ordem e que vai cumprir. A Justiça marcou nova audiência para dia 21 de maio, onde deve ser discutido o futuro das famílias.

Nós queremos uma solução habitacional efetiva e definitiva. Não vamos aceitar um auxílio aluguel, que não resolve nada e só empurra o problema pra frente. Também não vamos aceitar que tentem dividir nosso movimento. Nós estamos juntas e juntos desde o começo e não vamos deixar ninguém pra trás!

Queremos o direito de permanecer na área, com a aplicação de instrumentos pra cima desse proprietário que não cumpria a função social. Quem está dando função social pra esse terreno somos nós, que moramos, plantamos, trabalhamos graças a esta pequena comunidade que construímos ao ocupar! Queremos também que sejam feitas melhorias na ocupação, com infraestrutura de água, saneamento, energia, e tudo que temos direito para viver com mais dignidade.

Nossa ocupação é composta por famílias em sua maioria chefiadas por mulheres, mães solo, com muitas crianças, e por catadoras e catadores de materiais recicláveis. Nossa baixa renda não nos permite pagar um aluguel e muito menos comprar uma casa.

*A moradia é um direito e nossa luta é apenas para exigir que esse direito nos seja garantido!*

*Não aceitaremos ir pro olho da rua! Exigimos do Poder Público uma solução para nossa necessidade de moradia.*

*Com luta, com garra, a casa sai na marra!*

bottom of page