O GLOBO “ Em 1911, Irineu Marinho, no Rio
—==_  de Janeiro, criou o impresso “A
Noite”. Em 29 de julho de 1925,
o empresario fundou "O Globo*,
23 dias antes de morrer com 49
anos. A partir de 21 de agosto,
os filhos comecariam a construir
a Empresa Jornalistica Brasileira
e a Rio Grafica Editora (futura
Editora Globo). Como sécio
majoritario, Roberto Marinho
tornou-se chefe do jornal "O
Globo" em 1931. Em 1944
inaugurou a Radio Globo e treze
anos depois, em 1957, as
Organizacoes Globo
conseguiriam a concessao do
canal 4 do Rio de Janeiro.




.......... wrarag

AVO XXXVII — Rio de Janeiro, 5,"-feira, 26 de abril de 1962 — N * 110 38' : ix
D30 Sua OpiniGo os

Senadores Mem de
54 e Padre Calazans
e os Deputados
Roimundo Padilhe,
Adau'o Cardoso,

Fvnmnmo m:: uuM:v m,uuuuu Aniz Badra e Paulo
Sorazate {ENQUETE

Dirgtor-Redater-Chele; DiretorTesvureiror
Dirster Soeratirios 1 ::Asaa sl WP oot gy e NA SEXTA PAGINA)

» 3
e Saciario

ol Recabida Nos Meios Econdmices e Financsiros
AprovogSo, Pele Cdmorn, do Projeto do Sr. Acréo

OGIob02 de abr|I 1962

Afirmou o Ministro du Guerra d Tropa: "Ao
Primeiro Grito Estaremos depéPeIo Brasil”

Cwew - w»-.—u.---—----..—»m-u*.n—u Mlau(«owh—n-n‘ht’nmm
Aub-—qpa&n‘--'hn‘.- s b e A e o i s e e N M MO

\ A ORISLENFESTASAIAN
B S ISTLOBARY

ouk«w

oeme | A /,H 0 6LoBo

0] Globo 15 de abril 1964

O surgimento da Rede Globo de
televisdo ocorreu em 1965,
periodo em que militares estavam
no poder. Na década de 1960 as
principais emissoras de televisao
eram a Record, Tupi e a Excelsior.
Para enfrentar a concorréncia, a
Rede Globo se aliou ao grupo
americano Time-life, e conseguiu
estruturar seus estudios com
equipamentos superiores aos dos
concorrentes. A parceria com o
grupo estrangeiro nao era
permitida por lei: a constituicao
promulgada em 1946 proibia, no
artigo 160, a presenca de capital
estrangeiro, em qualquer meio
que fosse fruto de concessao
estatal.



Sério Adverenaia de Ministo da Cueira 2 Nosoe m ds um milhoo deo pessolis na “March |

ESIAMOS "A m(RUle“ADA /da Familia, com Deus, Pola Liberdade™!)

FABULOSA DEMONSTRACAD
°‘M°‘““%2‘{§,°B“§’£En’ég DE REPULSA AO cnmumsmo

ok o+ Spe W - A ‘M“ i v '1'7"~ 5
——— - - e = O b oo
Pn!:o o Marechal Lott e Volta || =5 .

Pw&doudolfxémto =

L ¥ »
3 'l > - 4
A -
g .

Vics | Extinto o dltimo foco de resistencia: |
Guarnicao de Porto Alegre aderiu

JANGO ASILADO 55
N0 PARAGURI! %

STSTEESS ] | OGPADA A CARITAL un(n.x SEM W 8459 AR0 |

JANIO PARTIRA
AMANHA DE NAVIO
PARA LONORES _

As I’cdemécs de Alomimu
Decidiram-se Contro a Greve

ELEICOES IMEDIATAS &

- = - — ——— -

O Globo, 14 de marco de 1964 O Dia, 03 de abril de 1964



FUGIU GOULART E A DEMOCRACIA ESTA SENDO RESTABELECIDA

EMPOSSADO MAZZILLI
NA PRESIDENCIA

“A_Bocisne sin Pitrin"

O Globo de 2 de abril de 1964

;‘U

— ARD WEITRTA - ‘_. g sy’ -

:---

= 0 ESTADD DE S. PAUI.O e

— - ——-—

l)( mcwrutm dommum toda a \u(:an

lgnorado o destino do
' ex-presidente Goulart

o T Mazzilli trata  Tomou posse

S ':. do Ministério [)"4' "'-‘"" .

Estado de S. Paulo de 3 de abril de 1964



MAIS DE 800 MIL PESSOASS

- NATMARCHA DA VITORIA”! &

D e I e e -

B

-G e

.

— > re—— ] = SRR §
|

(ol Providente

l[‘-“.';':‘...“;.’..:. e - ) = 1-_:_‘:::
MAZZILLI CHEGA HOJE AD RIO | |
PARA FORMARONOVO GOVERNO |22 222 | fL

— -

Pleicas "T..:fa..—u‘] :

O Cruzeiro, 10 de abril de 1964, celebrando o

governador de Minas, Magalhaes Pinto

O Globo de 3 de abril de 1964



COVERMAR
GWIIIGAI

"Homern d¢ maw Pol. Nevle mosen o
0 oM ¢ © stetendo "

Co » e polovoy, mcov 0 Pesdents
Médicl © sou daceno de potie, o I de
ouvino 90 om0 pomeda. § nicova, lombim,
U Yortno 08 qovernsnie conscenteds
pelo prapdeto de esobeleter Com o5 Wi
\ | governades um sireio logo de comuncocta
m

A1 Dasde ovds, o hos o Pesscine

U Méci tom dedo sulo eps arhy

¥ verdoders o de como chegar &

" nhendade dot sendementos de com mides
de browdence £ tom comeguds,
coscmiben & wigandode & & demagage,
ertfii0 10 COM 0 PowD B0 WO pondd
Iutebaksics, o ses vocogio pavidico ¢
NECOAcie ¢ 10 My ov pek
deseovoivingalo coadmio. Avovls dewo
Wertlicocie, code ok sew ¢ veo gledp,

R0 wms ingcnicdo, cada ok wrge (om0 ¢
o do oteioido de umo reclidede de
Y ,: Que 0 Dpo POV paritipo
f £ w0 wiegrooto, 0 nsint iskeyrogde
A4 ;.-r-xmbd\rmwcokm
Bl v codo memsgen e eloboranos
Ero cont 0 Presdenie: governor 040 ¢
A OeOd dotvde ¢ Ciﬁ'ﬁ'_l o p"(OCM

'-:1P oLn /.i 'niuonmudalbomro;m
S0 ¢ evel( l ewdmcpa e

per IO DR
o haycdeve Mede
4 DEDIX

“As facilidades de crédito pessoal
permitiram a expansdo do
numero de residéncias que

possuiam televisdo: em 1960,
apenas 9,5% das residéncias
urbanas tinham televisdao; em

1970, a porcentagem chegava a

40%. Por essa época, beneficiada

pelo apoio do governo, de quem

se transformou em porta-voz, a
TV Globo expandiu-se atée se
tornar rede nacional e alcancar
praticamente o controle do setor.
A propaganda governamental
passou a ter um canal de
expressao como nunca existira na
historia do pais” (FAUSTO, Boris.
Historia do Brasil. Sao Paulo:
Edusp, 2000., p.484)



MEDICI: NINGUEM
SEGURA ESTE PAIS

O Globo, 22 de Junho de 1970

“A consolidacédo da Rede Globo se deu
paralelamente a implantagcéo no
Brasil de um modelo econémico

excludente e de um regime
autoritario, dos quais a Rede Globo foi
ndo so importante aliada, mas
cumplice. Do ponto de vista
economico, foi indispensavel o papel
da Rede Globo na integrac¢éo de um
pais de dimensoes continentais, via
integracdo de seu mercado
consumidor. Do ponto de vista
politico, a programacgdo da Rede
Globo foi indispensavel como
portadora de uma mensagem
nacional de otimismo
desenvolvimentista, fundamental
para dar sustentagcéo e hegemonia do
autoritarismo” (LIMA, Venicio. Midia
Teoria e Politica. Sao Paulo: Fundacao
Perseu Abramo, 2004., p. 161).



Em 1983, o projeto de emenda
constitucional formulado pelo
deputado Dante de Oliveira
(PMDB-MT) propunha
eleicdes diretas para
presidente da republica em
1985. A proposta teve apoio
popular e acabou se
convertendo em um dos
maiores movimentos politicos
da histéria do Brasil,
conhecido como “Diretas Ja”.
A Rede Globo de televisao foi
- e ainda é - alvo de criticas,
pela forma como divulgou nos
seus telejornais o movimento
das “Diretas Ja” entre 1983 a
- 1984.

Roberto Marinho e Costa e Silva



Naquela época, nas principais
cidades brasileiras foram realizados
5 A>T comicios para exigir eleicoes
B sa‘%bry e A diretas para Presidéncia da

'-"":""T,c‘ S --

Republica. O primeiro que marcou
o lancamento nacional da
campanha pelas “Diretas” ocorreu
em Curitiba, no Parana, em 12 de
janeiro de 1984, com cerca de 50
mil pessoas. Nos dias seguintes,
novas manifestacdes aconteceram
em Salvador (15 mil pessoas),
Vitoria (10 mil) e Campinas (12
mil). A Globo acompanhou os
comicios apenas nos telejornais
locais. Naguele primeiro momento,
as manifestacoes nao entraram nos
noticiarios de rede.

O deputado federal Dante de
Oliveira em 1984



Percebendo que poderia perder
telespectadores para outras redes, a
Globo comecou a tratar do tema
das “Diretas Ja” em rede nacional. O
primeiro registro foi o comicio do
dia 25 de janeiro de 1984, em Sao
Paulo, na Praca da Sé. Naquele dia,
feriado municipal e data do
aniversario da cidade, o Jornal
Nacional exibiu a matéria,
considerada até hoje uma das mais
polémicas da cobertura do
jornalismo da emissora carioca. O
telejornal foi acusado de divulgar o
assunto de maneira distorcida,
apresentando-o como mais um
evento em comemoracgao ao
aniversario da capital paulista.

ia-choaue-versoes.htm



ﬁs‘s

Nas eleicOes presidenciais de
1989, a manipulacao jornalistica
se tornou explicita. De um lado
tinhamos o candidato Luiz Inacio

Lula da Silva (PT) e do outro
Fernando Collor (PRN). A Rede

Globo transmitiu o debate em

um horario de dificil acesso,

minimizando a audiéncia de
muitos brasileiros interessados
em ouvir as propostas de ambos
candidatos. Depois de transmitir

o debate em rede nacional, o
canal fez um resumo de tudo e,

atraves de edicoes de video,

conseguiu prejudicar Lula e
idealizar indiretamente Collor
como melhor representante do
Brasil.



Apos 22 anos, José Bonifacio
Sobrinho , o Boni, admitiu
gue a emissora assumiu o
lado de Fernando Collor de

Mello. Segundo ele, apods ser

procurado pela assessoria do

ex-presidente, o
superintendente executivo da
Globo, Miguel Pires
Goncalves, pediu que ele
palpitasse no evento. “Eu
achei que a briga do Collor
com o Lula nos debates
estava desigual, porque o
Lula era o povo e o Collor era
a autoridade”, contou.



Nas palavras de Boni: “Entdo
nos conseguimos tirar a
gravata do Collor, botar um
pouco de suor com uma
‘glicerinazinha’ e colocamos
as pastas todas que estavam
ali com supostas denuncias
contra o Lula — mas as
pastas estavam inteiramente
vazias ou com papeéis em
branco”, disse Boni. “Todo
aquele debate foi
[produzido] — ndo o
conteudo, o conteudo era do
Collor mesmo -, mas a parte
formal nos é que fizemos”.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/11/apos-22-anos-boni-admite-que-globo.html



Em 15 de marco de 1994, a Rede
Globo colocou no ar, durante o
Jornal Nacional, o direito de resposta
obtido pelo entao governador do Rio
de Janeiro, Leonel Brizola, apds dois
anos de disputa judicial. Brizola havia
entrado na Justica contra a Globo em
1992, depois que o JN de 6 de
fevereiro daquele ano divulgou
trechos do editorial que seria
publicado no dia seguinte pelo jornal
O Globo, intitulado "Para entender a
furia de Brizola". O governador do
Rio, que queria impedir a emissora
de transmitir o desfile das escolas de
samba daquele ano, era acusado
pelo editorial do jornal carioca de
sofrer "declinio da saude mental" e
de "deprimente inaptidao
administrativa”



Na resposta que foi ao ar, lida pelo
locutor Cid Moreira, Brizola dizia
nao reconhecer na Globo
"autoridade em matéria de
liberdade de imprensa" e que a
emissora teve "longa e cordial
convivéncia com os regimes
autoritarios e com a ditadura de 20
anos que dominou nosso pais".
Brizola dizia ter sido "apontado
como alguém de mente senil"”. Na
sequéncia, argumentava: "Ora,
tenho 70 anos, 16 a menos que
meu difamador, Roberto Marinho,
gue tem 86 anos. Se € este o
conceito que tem sobre os homens
de cabelos brancos, que os use
para si"

JORNAL NACIONAL-15/3/94




plie(@Jpegple
Lol Em 1998, o Jornal Nacional
' Minimizou O espaco para as pautas

&
.

gue tensionavam a campanha
eleitoral presidencial. Os temas do
desemprego e da seca que
assolava a regiao Nordeste,
causando a fome de milhares de
sertanejos, receberam pouca
atencao no noticiario. Por outro
N i lado, o espaco dedicado a
, factoides e variedades diversas foi
excepcionalmente amplo, com
destaque para os casos do
“maniaco do parque”, o acidente
em que o iatista Lars Grael teve
uma perna amputada e o
nascimento de Sasha, filha da
apresentadora Xuxa Meneghel

© Reprodugao, TV Globo



No dia 05 de agosto de 1998 a Rede
Globo quebrou seus padroes
jornalisticos. O nascimento da filha
de Xuxa Meneghel foi mostrado para
todo o Brasil no Jornal Nacional num
tempo aproximado de dez minutos,
ocupando praticamente um quarto
do noticiario. Naquela mesma edicao
do telejornal, outra noticia de boa
repercussao foi divulgada: a
privatizacao do sistema Telebras,
com o maior leilao do género ja
realizado no mundo. Os quatro
minutos dedicados ao assunto
renderam muita polémica, uma vez
gue a cobertura do parto da
apresentadora teve muito mais
espaco do que a da venda dos grupos
de telefonia na época.

http://jornalismoehistoria.blogspot.com.br/



Tempo Destinado a Noticias Escolhidas no Jornal Nacional, da Rede Globo, de 13 de
Julho a 3 de outubro de 1998

Mol 22090 000 E
el o©

O atot baleado 004443

BEUA ¢ fettottamo 700:24:30

A queda de helicdptero WDD;QB;H}

O nascimento de agha ::::::::::::::::: 001620

Batista mutilado — Q01250

B debate eletoral 001024

B desempregn m (00328

0 seca noHordeste ]]DD:DHE

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0011-52581999000200002&script=sci_arttext



Durante a série de
manifestacoes populares de
junho de 2013, ocorreram
protestos em frente as sedes
da emissora Globo por todo o
pais. A sede da empresa em
Sao Paulo teve estrume
lancado sobre a sua fachada,
além dos muros terem sido
pichados. No protesto na sede
da emissora no Rio de Janeiro,
0s manifestantes entraram
em confronto com a policia. A
emissora foi alvo de varias
criticas pelas redes sociais por
sua cobertura durante os
protestos.



4

o

ENITADIAL

LUVHIVINIAG
. BLE
Ay S

Sl TV Globo faz reportagens
sobre manifestacoes
desde o inicio

No dia 19 de junho, durante o
Jornal Nacional, a
apresentadora Patricia Poeta
leu um editorial feito pela
propria emissora, falando
sobre os atos contra a rede.
No dia seguinte, a emissora
exibiu flashes sobre as
manifestacoes em todo o
pais, minimizando o tempo
dedicado a Copa das
Confederacgbes e ampliando a
cobertura dos protestos.
Meses depois, em setembro,
o JN fez um histérico editorial
admitindo que apoio a
ditadura fora um erro.



Em meio as eleicoes de 2014,
um calculo feito por
pesquisadores da
Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (UERJ)
comprova que o Jornal
~ Nacional é definitivamente
MANCHETOMETRO usado pela Globo como um
instrumento politico.
Pesquisa chamada de
‘manchetémetro’ pelos
membros do Laboratorio de
Estudos de Midia e Esfera
Publica da Universidade
conclui que o JN veiculou
disparadamente mais noticias
negativas contra a presidente
Dilma Rousseff (PT) do que
contra seus adversarios.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/08/jornal-nacional-surra-dilma-por-82-3.html




1) '

'

| | e De acordo com os graficos do
Pt | |‘I'§ — “manchetometro”, o Jornal
( i |

N,
!

P L Ty ' Nacior_lal dedicou quase 2 hc_)ras e
| - NmemT ‘ meia em 2014 para noticias
?'-‘- ‘/ =8 onsideradas desfavoraveis
- / pdrd
— ~ . a petista, contra menos de dez
minutos para reportagens
consideradas favoraveis. Em
contrapartida, o candidato do
PSDB, Aécio Neves, teve 30
minutos de noticiario positivo
esse ano, e menos de dez
minutos de noticias negativas.
Marina Silva, presidenciavel pelo
PSB, foi alvo de pouco mais de 3
horas de reportagens
consideradas neutras, de acordo
com os pesquisadores.




Jornal Nacional: total durante a campanha eleitoral do tempo das noticias
favoraveis, contrarias e neutras para cada candidato.

B Favoravel | Contrdrio [ Neutro

Agcio

Dilma

Eduardo Campos

Marina Silva

00:00:00  01:00:00  02:00:00  03:00:00  04:00:00  05:00:00  0&:00:00  07:00:00
00:30:00  01:30:00  02:30:00  03:30:00  04:30:00  05:30:00  06:30:00

http://www.manchetometro.com.br/jornal-nacional-2014/jn-2014-candidatos/



AREPUBLICA .

IBOLIVARIANA §

DO BRASIII“i

Radicais ¢ réus do PT condenados
A prisdo tentam golpe contra a
Constituicdo ¢ ||mhp ndéncia
entre.08 poderes. Vai fracassar,

mas c'hmo entar de novo
-

(ESPECIAL
16 piginas

COMO O PT E

Outra pesquisa do
“manchetometro”
calcula o posicionamento
das manchetes dos
principais jornais
impressos do Pais: Folha
de S. Paulo, O Estado de
S. Paulo e O Globo. Nesse
levantamento, os
pesquisadores da Uer;j
também mostram que o
noticiario negativo
contra Dilma ultrapassa
de longe a quantidade de
reportagens negativas
contra Aécio e Marina.



Jornais impressos (Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo): total
durante a campanha eleitoral do tempo das noticias favoraveis, contrarias e
neutras para cada candidato.

B Favoravel [l Contrario | MNeutro

Aécio

Dilma

Eduardo Campos

Marina Silva

0 40 60 120

http://www.manchetometro.com.br/analises/manchetes/

160



30verno Alckmin é aprovado por
firma CNI/lbope m

0 negativa de Dilma vai a
e supera positiva, diz CNI/Ibope

Fernanda Calgaro

Do UOL, om Beasillo 26/07/2013  14h28 > Atvalrada 250772013  1Thid
Comila Campanerut
Do UOL, om Brasilia 250772013 14h04 > Atuakzada 250772013 1548 A gestdo de Geraldo Alckmin (PSDB)
a frente do governo de Sdo Pauio fol | L Loges K Onipilo

A aprovagao pessoal da presidente
Dilma Rousseff caiu 26 pontos sastsasas
percentuais em um més, sequndo X
pesquisa divuigada nesta quinta-feira
(25) pela CNI (Confederagdo Naclonal
da Industria) em conjunto com o Ibope.
Na ultima pesquisa, 71% aprovavam
Dilma, contra 45% agora. A avaliacdo
negativa superou a positiva‘sgla
primeira vez na serie historica 62
pesquisa e atingiu 49%, De acordo
com 0 Instituto, 6% dos eleitores ndo
sabem ou ndo responderam

ws CONSsiderada otima ou boa por 26% o2
populagdo, segundo pesquisa *

CNiibope divuigada nesta quinta-
(25). © percentual ficou abaixo d
média nacional, gue é de 28%
maneira dele ce governar tem
aprovagdo de 40% dos eleitor
percentual de 34% da popul
ter confianca no governadoy!

ira

.Um
a0 diz

D govetnades Geraldo Aickmin (PSDB-SP) durante

A margem de erro & de
percentuals para mai

IS pontos anlngio de lencaments da consulta ptiica para o eddal
UPara menos.  4a pPR qus prevd & constaug 5o de nove metrd

LEIA MAIS

No mesmo periodo, a aprovagdo do
governo da petista caiu 24 pontos

0 Eovemo de Alckmin @ o terceiro Elor

fahad0 negatna de Dimavai a 40% ¢ 8valiado do pais entre os 11 Estados
percentuais, Hole, 0 govemo Dima & supera posana, diz CNiibope 00 pesquisados, alras dos govemnos do Rio de
avaliado por otimo ou bom per 31% —— Janeiro. de Sérgio Cabral (PMDB), e de
dos entravistades, Na avaliacdo Gc».wro de cdwdo (‘M\OO', " Golas, de Marconi Perilio (PSDB).

- .- o

antarine divindasds am 10 da inha

http://www.revistaforum.com. br/marlafro/2013/07/27/sobre -a-escandalosa-e-partidaria-
manipulacao-midiatica-que-vivemos-no-brasil-pesquisa-ibope-e-propinoduto-tucano/



